“Para ele só uma coisa é necessária: salvar almas”
Durante os anos que o padre Alderigi Torriani viveu em Santa Rita de Caldas, muitas foram as homenagens prestadas. Uma, em especial, foi feita no dia 27 de março de 1957, quando ele completou 30 anos de paroquiato naquela cidade. O discurso foi realizado pelo Dr. André Avelino da Silva.
“Bem já dissera Cristo de seus sacerdotes: ‘Vós sois a luz do mundo’. Eis, senhores, que este pároco bom e piedoso aqui vive há 30 anos. Sua vida é feita no sacrifício e na oração, no trabalho e na alegria. Os seus dias decorrem puros como ouro e brilhantes como os cristais que brilham nas rochas da montanha. Trabalho e oração, sacrifício e alegria parecem formar a sua vida. Para ele não há descanso, porque se repousa nas caladas noturnas e o chamam, aberto está ele para todas as eventualidades.
Não teme a condução que se lhe apresentam, não reclama, não desanima… Para ele uma só coisa é necessária: salvar almas.
Se a caminhada é íngreme e o moribundo jaz no tétrico enlace da agonia, se o animal que lhe trouxeram fraqueja, está pronto a chegar a pé. Não importa! É o padre que se forjou para Deus e para os homens.
Sua vasta paróquia que compreende quase duas dezenas de capelas, é por ele constantemente visitada. Em cada recanto que passa deixa a sua bênção de pai e enviado de Deus que é.
Para ele não há distinção da cor ou a suntuosidade e magnificência que dinheiro pode dar.
Se necessitam do apoio moral ou religioso, não lhe importa se estes pertencem ou deixam de pertencer ao grêmio santo da Igreja. Trata cada um como se fosse o mais dileto filho. Os seus anos de vida só servem para o tornar mais venerável diante dos homens. É o sacerdote que não se verga aos trabalhos de uma austera e insana vida de obreiro profícuo da Igreja e defensor perpétuo da Santa Religião Católica.
Há 30 anos ele vive conosco!…
Quantas vezes o vemos pregar contra o analfabetismo! E vezes quantas, ainda, o vemos empenhado na fundação de escolas rurais para melhor aproveitamento da juventude. E a sua própria cultura e inteligência, quem pode desconhece-las?
Padre de Deus e dos homens, ai está ele…”
Trecho do discurso do Dr. André Avelino da Silva, advogado e líder paroquial. Presente no livro: “Padre Alderigi – o carinho de Deus num coração pobre e alegre”, volume 5, do frei Felipe Gabriel Alves, O.F.M.