Dia dedicado aos 46 anos da páscoa do Servo de Deus Alderigi é celebrado em Santa Rita de Caldas (MG)

Celebração dos 46 anos da páscoa do Servo de Deus Alderigi Maria Torriani foi marcada pela presença de inúmeros fiéis e pelo translado de seus restos mortais para a reforma da Capela Mortuária no interior do Santuário de Santa Rita de Cássia.

 

 

No dia 3 de outubro fez-se memória dos 46 anos de morte de padre Alderigi Maria Torriani em Santa Rita de Caldas (MG). Desde a abertura do Processo de Beatificação do Servo de Deus em 2001, todos os meses, no dia 3, os fiéis dedicam à oração pedindo a sua intercessão e a graça de sua Beatificação.

Neste ano, os fiéis se preparam para celebrar a páscoa do Servo de Deus rezando uma novena, na qual refletiu as principais virtudes de Pe. Alderigi, e celebraram o tríduo preparatório, que contou com a presença dos padres Lucas Silva Crispim, Samuel Faria Gâmbaro e Benedito Luciano da Rosa.

 

Padre Lucas Silva Crispim presidindo o 1º dia do tríduo.
Padre Samuel Faria Gâmbaro presidindo o 2º dia do tríduo.
Padre Benedito Luciano da Rosa rezando diante do túmulo do Servo de Deus Alderigi no 3º dia do tríduo.

No dia 3, antes da celebração da Santa Missa, Dom Majella, Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, juntamente com o Reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia, padre Benedito Luciano, abriram o túmulo, no qual estava a urna com os restos mortais do Servo de Deus Alderigi. Com o auxílio dos policiais do município, iniciou o translado da urna pela praça central da cidade.

Dom Majella e padre Bendito Luciano abrem o túmulo para a retirada da urna com os restos mortais do Servo de Deus Alderigi.

A procissão luminosa foi conduzida pela fanfarra municipal, a qual padre Alderigi tinha muito apreço nos tempos de seu paroquiato. Junto com a urna, também estavam os representantes das comunidades urbanas e rurais da paróquia, algumas autoridades civis e militares, representantes da escolas municipais e estadual, familiares do Servo de Deus, e  vários fiéis.

Ao chegar no interior do Santuário, Dom Majella iniciou a Celebração Eucarística. Em sua homilia exortou os fiéis com estas palavras:

Enquanto caminha o processo de reconhecimento das virtudes heroicas do Pe. Alderigi, no Dicastério para as Causas dos Santos, em Roma, investigando as virtudes para o reconhecimento da Igreja católica em relação à sua santidade, a nossa Igreja particular de Pouso Alegre e, em especial, esta comunidade de fé aqui em Santa Rita, onde ele viveu, o reconhece por sua fé católica, compaixão e caridade.

Dom Majella no momento de sua homilia.

Dom Majella conclui sua reflexão com um pedido aos fiéis e devotos do servo de Deus:

Querido povo de Santa Rita, a exemplo do Pe. Alderigi, dai a esta cidade o impulso e o entusiasmo que derivam da experiência viva de fé, uma experiência que não mortifica as expectativas da vida humana, mas as exalta na participação na mesma experiência de Cristo. Infundam nesta comunidade paroquial o fervor do amor e da esperança, a alegria de se amarem entre irmãos e de se porem humildemente ao serviço uns dos outros. É este o “fermento” que faz crescer a humanidade, a luz que brilha no mundo.

Após a bênção final, a urna com os restos mortais do Servo de Deus foi conduzida para um lugar provisório no interior do Santuário, onde ficará até a conclusão da reforma da Capela Mortuária. A nova Capela Mortuária será mais acessível aos fiéis para os seus momentos de oração ao Servo de Deus.

 

Principais momentos do translado dos restos mortais do Servo de Deus Alderigi. Produção: Christian Miura.

 

Confira mais imagens do tríduo, do translado e da Missa de ação de graças na galeria.

 

Imagens: Brenda Chaliene – PASCOM do Santuário de Santa Rita de Caldas (MG).