Capela Mortuária é construída para acolher os restos mortais do Servo de Deus padre Alderigi

No dia 3 de abril, Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., Arcebispo de Pouso Alegre (MG), presidiu a Eucaristia para inauguração e bênção da Capela Mortuária que abrigará os restos mortais do Servo de Deus Pe. Alderigi, no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas (MG).

 

 

A celebração aconteceu no dia de oração dos fiéis pelo processo de Beatificação do Servo de Deus e encheu o coração da assembleia de emoção. Presentes na celebração, também o reitor do Santuário, Pe. Luciano; Pe. Lucas Crispim – um dos participantes da atual Comissão para a Causa –, além de vários membros da Comissão da fase Arquidiocesana do Processo.

Membros da Comissão da Causa de Beatificação do Servo de Deus padre Alderigi.

Antes da Santa Missa, uma família santa-ritense testemunhou para todos uma graça alcançada por intercessão do Servo de Deus.

Confira o testemunho no vídeo abaixo:

Testemunho da família Souza de uma graça alcançada por intercessão do Servo de Deus padre Alderigi.

 

Em sua homilia, Dom Majella refletiu a liturgia da Palavra com os fiéis e, no final, partilhou:

“Hoje nós estamos sendo agraciados com este movimento de vida. Ou seja, o translado dos restos mortais de Padre Alderigi para serem depositados no túmulo. É um movimento que traz vida. Não estamos fazendo um movimento de morte, mas um movimento de vida. Este é o movimento de vida, uma Igreja viva que vem aqui de joelhos, se coloca diante dos restos mortais deste sacerdote que aqui buscou a santidade.”

E continuou Dom Majella:

“Ele dizia: ‘…para o padre ser santo, o povo precisa ser santo’. A preocupação dele não era com a santidade pessoal, mas com a santidade do povo. Ele não queria ser santo sozinho. Que nós possamos levar isso à frente. Se queremos que o Padre Alderigi seja santo, nós também precisamos nos esforçar e nos dedicar no caminho da santidade. A santidade é uma conquista do amor de Deus”.

 

Nosso arcebispo explicou então como está acontecendo o Processo de Beatificação do Servo de Deus padre Alderigi:

“Em dezembro de 2023, iniciamos a fase que se chama Positio. Todos os documentos que foram colhidos aqui na paróquia, desde a sua infância até a sua morte, foram compilados em um material, juntamente com as graças recolhidas. Este material foi enviado a Roma, para o Dicastério das Causas dos Santos. Posteriormente foi lido e revisado pela Postulação dos Santos. Concluiu-se assim a fase arquidiocesana.

Este material agora está nas mãos de peritos, teólogos, cardeais, que estão estudando todo o material para reconhecer as virtudes do Padre Alderigi. Com a Igreja reconhecendo as virtudes do Padre Alderigi, ele se torna Venerável. Após ser declarado Venerável, é preciso um milagre reconhecido cientificamente de Padre Alderigi para que ele se torne Beato, e, depois, mais dois milagres comprovados para ser canonizado, ou seja, ser declarado Santo. Intensifiquemos nossas orações pelo seu processo e sempre peçamos a sua intercessão”.

Ao final da Santa Missa, a urna foi levada ao interior da Capela Mortuária, sob aplausos efusivos, enquanto se cantavam salmos. O Arcebispo abençoou o espaço, e o túmulo foi fechado para a veneração e orações dos fiéis.

Dom Majella abençoa a Capela Mortuária e o túmulo do Servo de Deus.

Antes da bênção final, o arquiteto João Gabriel Junqueira, responsável pela obra da Capela Mortuária, explicou o projeto:

“Desde a concepção do projeto, foi pensado que o Padre Alderigi ficasse envolto pelas montanhas de Minas, onde Padre Alderigi peregrinou, evangelizou, deixou sua mensagem e pregou o Evangelho. A ideia, com certeza, foi que nós tivéssemos um espaço de oração, contemplação, para que cada um pudesse ali, assim como Dom Majella falou, ter uma experiência com Jesus.”

 

Arquiteto João Gabriel Junqueira, responsável pela construção da Capela Mortuária.

A partir de agora, a Capela Mortuária do Servo de Deus padre Alderigi está, assim, pronta para receber todos que desejam pedir ou agradecer as graças alcançadas por sua intercessão, ou passar alguns minutos de oração a Jesus, através do caminho de santidade de Padre Alderigi.

 

Imagens: PASCOM da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas (MG).