Imagem da padroeira de MG visitou Santa Rita de Caldas em 1969
No dia 15 de setembro, a Igreja faz memória de Nossa Senhora da Dores, ou também Nossa Senhora da Piedade. Pelas pesquisas e a partir de pessoas da comunidade paroquial, em 1969, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, hoje venerada na Basílica na serra da Piedade, visitou Santa Rita de Caldas. Esculpida em madeira (cedro) no século 18, a imagem é atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Em uma carta escrita em janeiro de 1969, Padre Alderigi motiva os seus paroquianos para que se preparem para receber a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. A imagem chegaria em Santa Rita de Caldas no dia 22 de maio do mesmo ano.
“Meus caros conterrâneos:
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe Santíssima também.
Tenho uma grande notícia para dar aos meus paroquianos!
Quando a gente fala em notícia, dá a ideia de uma novidade, um fato desconhecido. Todos já sabem que no dia 22 de maio, estará aqui presente a venerada imagem de Nossa Senhora da Piedade. Mas o que quero noticiar a vocês é que: Ela não vem só para enfeitar a festa; para chamar atenção como propaganda. Virá par anos trazer as bênçãos da Mãe do Céu, para nos ensinar a sofrer, para tirarmos proveitos de nossas dores.
Entretanto, nada se improvisa!
É necessário que nos preparemos e comecemos já. Todas as quintas-feiras, do meio dia às 6h, haverá exposição do Santíssimo
Sacramento.
Quinta-feira, dia 6 de fevereiro, às 6h15, iniciaremos a piedosa cerimônia das quinze quintas-feiras, como preparação para a grande festa; e, às 6h30, haverá Missa.
Além destes atos comunitários, é necessário: que cada um, que cada família se prepare, porque temos todos necessidade das bênçãos e proteção de Nossa Senhora. Esta é a grande notícia: começo de nossa preparação para a vinda de Nossa Senhora da Piedade; e conto com sua adesão porque só preparando-nos aproveitaremos a vinda de Nossa Senhora.
A todos, as bênçãos do pároco Padre Alderigi”
As palavras e as ações do Servo de Deus Alderigi Torriani são, também para nós, um incentivo a cultivarmos uma sadia devoção a nossa querida Mãe do céu.